sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

ORIGEM DO NOME AMAZONAS - PADRE ANTÔNIO D. LORENZATTO

EU FUI CURIOSO! E VOCÊ?

Como esta imensa região brasileira está na berlinda, julgo oportuno demonstrar a origem do nome e o que foi no passado.

Os geólogos afirmam que nos tempos pré-históricos, a bacia amazônica era ocupada pelo mar, que se alongava através do Pantanal Mato grossense até o estuário do prata, tornando as terras mais altas do Brasil, uma enorme ilha.

A Amazônia é formada pela extensa bacia hidrográfica do rio do mesmo nome e inclui parte da Colômbia, Peru e Bolívia.

O nome deste curso d'água foi dado, de acordo com a narrativa do jesuíta Carbajal, pelo explorador espanhol Francisco Orellana, quando 1541, descendo pelo flúvio, encontrou junto à desembocadura do afluente Nhamundá, uma tribo de índias guerreiras com as quais travou luta. Recordando-se das lendárias mulheres Amazonas, o afoito explorador deu ao rio o nome delas.

Quem foram essas lendárias e guerreiras mulheres?
Elas teriam habitado às margens do Mar Negro. Queimavam ou amputavam a mama, o seio direito a fim de facilitar desimpedidamente o manejo do arco.

Ora, seio, mama em grego é "Mazós"; mas quando na frente da palavra se acrescenta um "a" significa: ausência, privação, inexistência; portanto "amazós" quer dizer: sem peito, sem mama.

Aquelas índias lutadoras fizeram Francisco Orellana lembrar-se das antigas amazônas e batizou o grande caudal com o nome de AMAZONAS.
14.12.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário